Met Gala

08/05/2024

O MET Gala é atualmente um dos eventos mais importantes no cenário da moda. Acontece anualmente em NY, no Metropolitan Museum of Art.

Tudo começou na década de 20, em meio a uma cultura enfervescente nova-iorquina, quando duas mulheres, Irine Lewinsohn (produtora de teatro) e Aline Bernstein (designer de palco), decidiram criar um acervo de figurinos de fontes e épocas variadas, com o intuito de servir como fonte de pesquisa e consulta para diversos profissionais do mundo teatral.

Em 1946 esse acervo tinha crescido tanto que contava com mais de 8.000 peças, e isto chamou atenção do Metropolitan Museum, que resolveu incorporá-lo ao seu acervo, criando então o Costume Institute.

Em 1948, uma publicitária visionária e já envolvida em diversas campanhas famosas, Eleanor Lambert, a fim de angariar fundos para conseguir manter o costume Institute, teve a ideia de organizar um evento beneficente, que hoje conhecemos como o MET GALA, mas lá em 1948 começou como algo bastante restrito, intineirante e com um caráter mais intimista, além de os convites custarem apenas $50 dólares.

Ao longo do tempo o evento transcendeu as fronteiras da moda e tornou-se uma fusão de arte, História, cultura e entretenimento.

Atualmente a organizadora é Anna Wintour, diretora-chefe da revista Vogue Americana. 

O que hoje torna o MET GALA sui generis são os temas, que começaram a ser instituídos na década de 70, quando a lendária editora de moda, Diana Vreeland, tornou-se consultora do Costume Institute e revolucionou toda a organização do evento. Desde então, os convidados devem fazer uma releitura da moda, de acordo com o contexto inerente àquele tema, com isso começam as apostas de todos os lados sobre qual será a grife usada por cada celebridade e como elas buscarão honrar o tema proposto. Daí o porquê alguns chamam o evento de "o oscar da moda".

Os temas são sempre inspirados pelas exposições de moda que acontecem no Museu. O tema desse ano foi inspirado no livro "The Garden of time", do autor britânico J.G BALLARD, escolhido para complementar a próxima exposição do Instituto - Sleeping Beauties: Reawakening Fashion | Belezas adormecidas: o redespertar da moda.

O conto levanta questões sobre a natureza subjetiva do tempo e como nossas percepções moldam nossa realidade. Também sugere a ideia de que o tempo é relativo e pode ser manipulado de maneiras inesperadas. E por fim, aborda o ciclo interminável de criação e destruição… 

Crie seu site grátis!