Limpeza das peças

Pode molhar?? 


Resposta:

A resposta rápida e simplificada é sim, pode. Porém, não em qualquer tipo de água.

OuroRódio e Prata são metais ultrarresistentes à oxidação quando em contato com a água, porém o Cobre o o Zinco oxidam facilmente. 

Sendo assim, os cuidados com as semijoias são para preservar seus revestimentos (Banhos) de Ouro, Ródio ou Prata.

Limpar semijoias usando água e sabão é o jeito mais seguro e eficaz de limpeza, no entanto, é importante prestar atenção a:

-- Tipo de sabão - sempre neutro;

-- Quantidade de sabão - 3 gotas a cada 200ml;

-- Temperatura da água - morna, entre 30°C e 40°C;

-- Tempo em que a semijoia fica submersa na água - no máximo 5 minutos.



Peças sem Pedras

1 - FLANELA SECA E MACIA:

Use uma flanela macia totalmente seca, pode ser algum outro pano, desde que seja bem macio, para não arranhar o metal. 

Esfregue SUAVEMENTE por alguns minutos, repita esse processo sempre que usar os acessórios, e antes de guardá-los, isso vai retirar o excesso de sujeira, suor, gordura e outros resíduos, evitando que eles fiquem impregnados nas peças e acelerem a oxidação.


DESVANTAGENS DA LIMPEZA A SECO: 

  • Risco de Abrasão: Usar uma flanela seca pode causar abrasão (desgaste) na superfície da peça banhada, especialmente se houver partículas de sujeira ou poeira na flanela ou na peça.
  • Remoção Ineficaz de Sujeira: A flanela seca pode não ser tão eficaz em remover completamente sujeira e oleosidade, o que pode levar à necessidade de esfregar mais vigorosamente, aumentando o risco de desgaste.

  • 2 - ÁGUA MORNA, ESCOVA E DETERGENTE:

    A outra possibilidade é deixar as peças lisas mergulhadas em uma solução de água morna (entre 30°C e 40°C), com detergente neutro, por no máximo 5 minutos.

    *3 gotas de detergente neutro para cada 200ml de água morna.

    *A água deve estar morna, não quente, para evitar danos ao revestimento.  

    Em movimentos SUAVES, remova a sujeira com uma escova com cerdas macias, em seguida, enxágue a semijoia em água morna corrente para remover todos os resíduos de sabão. Seque com um pano macio e limpo, evitando esfregar vigorosamente. Pode usar um secador a frio para ajudar a secar.

    Certifique-se de que as peças estejam BEM SECAS antes de guardá-las.


    VANTAGENS:

  • Eficácia na Limpeza: A combinação de água morna e sabão neutro ajuda a dissolver e remover sujeira e oleosidade de maneira eficaz e suave.
  • Redução de Fricção: A escova de cerdas macias, quando usada com água e sabão, aplica menos fricção diretamente na superfície do que esfregar com uma flanela seca. A água atua como lubrificante, reduzindo o risco de arranhões.
  • Proteção da Superfície: O sabão neutro é suave e não contém produtos químicos abrasivos que poderiam danificar o Banho.


  • Peças com Pedras 

    1 - FLANELA SECA E MACIA:

    Use uma flanela macia totalmente seca, pode ser algum outro pano, desde que seja bem macio para não arranhar o metal e a pedra. 

    Esfregue cuidadosamente por alguns minutos, repita esse processo sempre que usar os acessórios, antes de guardá-los, isso vai retirar o excesso de sujeira, suor, gordura e outros resíduos, evitando que eles fiquem impregnados nas peças e acelerem a oxidação.


    2 - LENÇO ÚMIDO E DETERGENTE NEUTRO:

    Limpe sua peça com um lenço macio úmido, banhado em uma mistura de água morna com detergente neutro. Em seguida, enxágue a semijoia em água morna corrente para remover todos os resíduos de sabão. Seque com um pano macio e limpo, evitando esfregar vigorosamente.

    *A água deve estar morna, não quente, para evitar danos ao revestimento. 

    Certifique-se de que a peça esteja bem seca antes de guardá-la.


    ATENÇÃO!!

    X FLANELAS MÁGICAS: Nunca passe flanelas mágicas em pedras e pérolas!

    X IMERSÃO EM ÁGUA: Peças com aplicações de pedras e pérolas não devem ficar submersas! 

    - Caso queira usar detergente neutro e água morna, é recomendável limpar apenas com um pano macio umedecido, e que a peça seja posteriormente bem seca antes de guardá-la.



    Frequência de Limpeza

    A limpeza frequente e inadequada pode contribuir para o desgaste do banho. Limpeza ocasional e suave é preferível. 

    Se você usa a peça com muita frequência, diariamente, limpe 2x no mês.

    Crie seu site grátis!